58º Festival de Parintins celebra força da cultura brasileira com apoio inédito de grandes marcas

Mercado Livre, Petrobras, Natura, Azul, Eneva, Cielo, Gree e outras empresas unem-se ao poder público para impulsionar o maior espetáculo da Amazônia

Roberto Sena

6/28/20254 min ler

O 58º Festival de Parintins, que acontece de 27 a 29 de junho de 2025, no Amazonas, celebra a união entre tradição cultural e inovação com o apoio de grandes marcas nacionais e internacionais. Com os bois Caprichoso e Garantido como protagonistas da festa, o evento deste ano reforça seu papel como motor de desenvolvimento econômico, inclusão social e afirmação da identidade amazônica.

Em 2024, o 57º Festival de Parintins atraiu cerca de 120 mil turistas à ilha Tupinambarana e injetou mais de R$ 180 milhões na economia local – um recorde histórico, com crescimento de 23,24% em relação ao ano anterior, que movimentou R$ 146,7 milhões com a presença de 110 mil visitantes.

Além do patrocínio do Governo Federal, por meio dos ministérios da Cultura e do Turismo, e do apoio da Prefeitura de Parintins, empresas como Mercado Livre, Natura, Gree e Esportes da Sorte estreiam no Bumbódromo, os patrocinadores tradicionais Azul, Eneva, Cielo, Coca-Cola Brasil, Brahma, Bradesco, Petrobras, Assaí Atacadista, Bemol, Vivo, e Samel Planos de Saúde mantem-se fiéis e fomentam o festival por meio de investimentos, muitos deles viabilizados pela Lei Rouanet.

“O crescimento do número e da diversidade de patrocinadores reflete a força cultural e econômica do Festival de Parintins. Grandes marcas nacionais e internacionais reconhecem aqui uma conexão autêntica com o Brasil profundo, vibrante e criativo”, diz André Guimarães, diretor da Maná Produções, responsável pela comercialização do Festival de Parintins há duas décadas.

A Petrobras confirma apoio oficial ao 58º Festival de Parintins, por meio do programa Petrobras Cultural, destacando seu compromisso com as tradições brasileiras. Em ação inédita, convidou os “tripas” – artistas que dão vida aos bois Caprichoso e Garantido – para protagonizar seu vídeo institucional. O patrocínio valoriza a cultura amazônica como motor de inclusão, identidade e desenvolvimento social e econômico.

Pela primeira vez patrocinando o festival, o Mercado Livre realizará ações que reforçam seu compromisso com a cultura popular, inclusão e desenvolvimento local. “A chegada do Mercado Livre como um dos principais patrocinadores do festival reforça o posicionamento de Parintins entre os grandes eventos do país. Sua presença representa uma conquista importante para os bois, para a cidade e para a valorização da cultura local”, afirma Guimarães.

Estreando no Festival, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, se torna patrocinadora oficial da 58º edição do Festival de Parintins. Com o objetivo de apoiar o maior espetáculo folclórico da Amazônia e fazer parte da tradição, ELMA CHIPS®️ entra no duelo dos bois Caprichoso e Garantido por meio das marcas DORITOS®️ e RUFFLES®️.

Celebrando 25 anos da linha Ekos e 20 anos do projeto Natura Musical, ampliando a conexão de mais de 20 anos da marca com o território amazônico e sua população, a Natura passa a ser a marca de beleza oficial do Festival de Parintins. Através de uma série de ativações culturais, sensoriais e de bem-estar antes, durante e após o evento, reforça seu compromisso com a Amazônia e a cultura local. A presença inclui maquiagens temáticas, distribuição de amostras, ambientação de lojas, um camarote exclusivo e parcerias com as cunhãs-porangas Isabelle Nogueira e Marciele Albuquerque.

Azul Linhas Aéreas será a única companhia aérea a operar em Parintins durante o Festival de 2025, oferecendo 196 voos extras entre 25 de junho e 1º de julho, com voos de hora em hora. Já a Azul Viagens também disponibilizará pacotes exclusivos e conexões estratégicas com cidades como Belém, Recife, Viracopos e Confins.

A Brahma criou latas especiais assinadas por Ronan Marinho, em homenagem aos dois bois, e oferece um caminhão de cerveja à agremiação vencedora.

A rede Assaí Atacadista realiza ativações promocionais, produtos temáticos e sorteios de ingressos, e os patrocinadores Gree, Eneva, Cielo, Bemol, Samel e Bradesco: investem em infraestrutura, sustentabilidade, pagamentos digitais e engajamento social.

“Mais do que apoio financeiro, esses patrocínios representam alianças em torno da valorização da nossa cultura, da geração de oportunidades e do fortalecimento da identidade amazônica. É uma parceria que movimenta a economia, envolve a comunidade e engrandece ainda mais o espetáculo”, conclui André Guimarães.

O Festival de Parintins também avança em práticas sustentáveis, como a reutilização de materiais cenográficos, logística reversa e compensação de impactos ambientais, além de campanhas educativas como Amazônia em Pé e parcerias com IPAAM, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Natura para monitoramento e ações ecológicas.

Mais que uma disputa entre bois, o evento é uma celebração coletiva, um motor de desenvolvimento para a potência cultural do Norte do país, reiterando sua importância como vitrine da expressão da diversidade brasileira.

Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos de arena 2025: “É Tempo de Retomada” do Boi Caprichoso e “Boi do Povo, Boi do Povão” do Boi Garantido, ambos os Bumbás receberam o patrocínio de parceiros públicos e privados. São eles: o Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministério da Turismo, SESC, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Coca-Cola Brasil, Mercado Livre, Esportes da Sorte, Brahma, Bradesco, Petrobras, Assaí Atacadista, Eneva, Azul Linhas Aéreas, Natura, Prefeitura Municipal de Parintins, Bemol, Gree, Vivo, Elma Chips, Samel Planos de Saúde, Cielo, InfoStore, Agência oficial: Maná Produções, Emissora Oficial: TV A Crítica e Apoio institucional da Amazonastur.

Informações à imprensa:

Maná Produções e Eventos

Roberto Sena - (92) 98413-7355

roberto@manaproducoes.com.br

Foto: Emerson Cardoso